Alexandra Nicolas mostra outras mulheres

| 12 de mai. de 2014 | , , |
Alexandra Nícolas mostra outras mulheres
Álbum tem composições de Paulo César Pinheiro e parceiros.
Texto de Beto Feitosa



Seu Maranhão natal é cenário e alma de Festejos, primeiro CD da cantora Alexandra Nicolas. Lançado pelo selo carioca Acari Records, o disco traz treze composições de Paulo César Pinheiro. A surpresa é que, em quase a metade delas, o poeta carioca assina letra e música. Alexandra tem a terra na voz doce e afinada, na cadência do Brasil.
A seleção do repertório foi da própria cantora que, no entanto, contou com a participação do compositor na hora de se aventurar nessa obra imensa. O disco tem produção assinada por Luciana Rabello, mulher de Pinheiro e grande cavaquinhista - presente no álbum ao lado de ótimos músicos.
O caminho escolhido por Alexandra foi o de celebrar a alma feminina, mas não daquelas mulheres que estão sempre em cartaz. "Ofereci meus guardados, onde ela mergulhou por um bom tempo", conta o compositor em texto publicado no encarte do CD. "De lá ela trouxe as morenas artesãs do porto de Cabedelo na Paraíba, as iaiás do samba da região da cana do Estado do Rio e Pernambuco, as dançadeiras soberanas dos ritos de caboclo, as avós e bisavós ancestrais de todos os ritmos índios e negros país afora...", enumera em uma lista de personagens que não acaba aqui.


Para seu álbum Alexandra traz parcerias de Paulo César Pinheiro com João Lyra (Presente de Iemanjá e Coco da coria), Wilson das Neves (Lavadeira, Bisavó Madalena e Soberana) e Roque Ferreira (Roda das sete saias). Mas também descobre seis músicas assinadas apenas por Pinheiro - conhecido como um dos mais ativos letristas da música brasileira. Aqui ele traz, letra e música, Mironga, Balacoxê de Iáiá, Passista, Coqueiro novo, Coco, Ava Canindé e São Luis do Maranhão.
Alexandra festeja a mulher rural. A que não está nos ensaios de moda, no cinema e nem nas novelas da TV. Com pé na terra (que é a dela, que é a do Brasil), Alexandra samba com alegria um repertório que festeja a riqueza cultural e social de um país que não se resume.


edit

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga

fasdealexandra@gmail.com

© Design 1/2 a px. · 2015 · Pattern Template by Simzu · © Content Alexandra Nícolas - Fã Clube